Tabela INSS 2020 – Datas de Pagamento, Calendário, Como Sacar

Os cidadãos assegurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social que desejam sacar o seu benefício devem ficar atentos à divulgação da Tabela INSS 2020, afinal, nela consta todas as datas de saque desde o mês de Janeiro até Dezembro.

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pelo pagamento dos privilégios devidos pela Previdência Social, e o INSS faz parte deles. Cabe aos segurados, consultarem o calendário para saber o período de saque de seus respectivos benefícios, após realizar a pericia.

No artigo a seguir falaremos mais a respeito da tabela de pagamento do INSS 2020. Portanto, continue acompanhando o conteúdo e entenda para que serve, como consultar e como sacar a sua aposentadoria. Vamos lá!

O que é a Tabela de Pagamento do INSS?

O INSS é a sigla dada para Instituto Nacional do Seguro Social, este que é um órgão ligado diretamente ao Governo. Ele é responsável por disponibilizar o pagamento da aposentaria e demais benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

Tabela INSS 2020

Podemos citar alguns deles na lista abaixo:

  • Pensão por morte;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Reabilitação profissional;
  • Salário família;
  • 13º salário;
  • Salário maternidade;
  • Outros.

Como existem muitos cidadãos assegurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social é necessário que haja uma ferramenta para organizar as datas para que cada cidadão possam retirar o seu benefício. Para isto, foi criada a tabela INSS 2020.

Anualmente esta tabela de pagamento do MEU INSS passa por alterações, modificando todas as datas, logo, é muito importante consultá-la assim que for divulgada. É interessante informar que a mesma funciona como um calendário e as datas de pagamento sempre caem em dias úteis.

Como consultar a tabela INSS 2020?

Como vimos, anualmente a Tabela do INSS sofre alterações anuais, mudando todas as suas datas. Nela consta os dias para realizar o saque do benefício desde o mês de Janeiro até Dezembro.

Tabela INSS 2020

A consulta das datas de pagamento deste calendário deve feita se baseando no último dígito presente no seu cartão magnético da Previdência Social. É interessante ressaltar que, nesta tabela constam, separadamente, os dias de saque para os trabalhadores que recebem até um (1) salário mínimo e os que recebem mais de um (1) salário.

Para facilitar seu entendimento, abaixo utilizaremos exemplos com as duas situações. Veja:


Para trabalhadores que recebem um salário mínimo – Caso o último dígito do seu cartão magnético for 4, consulte, no calendário, as datas que correspondem ao número 4.


Para trabalhadores que recebem mais de um salário mínimo – Caso o último dígito do seu cartão magnético for 1 e 6, consulte, no calendário, as datas que correspondem à estes dois números.


Pronto! Agora que você já sabe como realizar a consulta da Tabela INSS 2020, basta realizar o saque do seu benefício assim que for feito o calculo do INSS. E se você não sabe como funciona este procedimento, basta conferir o tópico seguinte. Se você está negativo, saiba como emitir a certidão negativa.

Todo trabalhador brasileiro que contribui com a Previdência Social tem direito ao recebimento de benefícios muito importantes, e entre eles está o o INSS. Porém, é muito comum que alguns cidadãos tenham dúvidas relacionado ao saque de seu benefício.

Este é um procedimento muito simples e deve ser realizado em uma agência da Caixa Econômica Federal ou através do telefone do INSS, porém, antes será preciso reunir alguns documentos. São eles:

  • Documento oficial de identificação;
  • Número de inscrição no PIS/PASEP.

Quando estiver com esta documentação em mãos, basta dirigir-se até uma das Unidades da Caixa para efetuar o saque do INSS. Os assegurados que, por qualquer motivo, não possa ir até uma agência, deverá nomear um procurador (autorizado pelo Posto do INSS) para sacá-lo.

Existem um prazo de 60 após a disponibilização dos recursos para que o cidadão consiga sacar o benefício com o seu cartão.


Como vimos, o Instituto Nacional do Seguro Social é garante alguns benefícios muito importantes para o cidadão brasileiro. Portanto, se você já contribui com a Previdência Social, consulte a tabela através do site do INSS e saiba quando sacar o seu benefício.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto tratado acima, deixe um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. E não deixe de compartilhar este artigo com um conhecido próximo que também deseje conhecer mais sobre a tabela e o extrato do INSS.  Origado!

Deixe um comentário