Tabela de Contribuição INSS 2020 – Empregado, Trabalhador, Autônomo

É de obrigação de todo trabalhador formal contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social, afinal, é ele quem garantirá o direito a aposentadoria e outros benefícios. Esta contribuição vem descontada mensalmente no salário do trabalhador, e as alíquotas são estabelecidas graças a tabela de contribuição INSS 2020.

Melhor dizendo, esta tabela poderá ser utilizada para consultar as faixas de salários e as suas respectivas alíquotas de incidência para realizar o cálculo do valor que deverá ser contribuído ao INSS. Consulte-a e saiba o quanto será descontado em sua remuneração mensal.

Elaboramos este artigo com o intuito de informar os trabalhadores brasileiros que desejam saber mais a respeito da tabela de contribuição INSS. Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir e esclareça todos os tipos de dúvidas. Vamos lá!

O que é a tabela de contribuição INSS 2020?

Mensalmente, todos os trabalhadores formais brasileiros recebem alguns descontos em seu salário, sendo um deles a contribuição do INSS. Este tributo é de responsabilidade da Previdência Social, órgão que recolhe pagamentos de pensões, auxílios e aposentadoria de todos os contribuintes.

Tabela de Contribuição INSS 2020

Deste modo, assim que estes trabalhadores atingirem o tempo máximo de serviço para se aposentar, poderão sacar um salário cujo o valor será estabelecido de acordo a contribuição feita durante todo o tempo de serviço.

Além da aposentadoria e o resultado após a pericia, existem também outros benefícios a serem recebidos por estes contribuintes, seja ocasionado por doenças, acidente, morte ou até mesmo aposentadoria por tempo de serviço. Porém, para recebe-los, antes será preciso dar entrada no INSS, esta que também garantirá o que é seu por direito de acordo com o período contribuído.

Por este motivo que a tabela de contribuição do INSS é importante. A partir dela o trabalhador poderá saber, exatamente, as alíquotas que serão descontadas no seu salário.

Os cidadãos que trabalham em situação informal e desejam contribuir com o INSS, é interessante ficar atento aos prazos de pagamento. Deste modo será possível realizar a sua contribuição de forma devidamente regular.

Consulta Tabela de Contribuição INSS 2020

A consulta da tabela de Contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social poderá ser realizada diretamente no site do INSS, o qual deixaremos o endereço disponível abaixo. Anualmente ela passa por algumas atualizações, cabendo aos trabalhadores manterem-se atentos.

Tabela de Contribuição INSS 2020

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/tabela-de-contribuicao-mensal/

As categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso possuem faixas e alíquotas diferentes das de contribuintes individual e facultativo. Basta acessar o site do INSS para consultá-la ou realizar o agendamento.

Além disso, vale ressaltar que:


01 – Sempre que o empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso possuir mais de um vínculo empregatício com uma empresa, as remunerações deverão ser somadas para se enquadrar corretamente na tabela de contribuição INSS, sempre respeitando os limites máximo de contribuição.


02 – Quando houver pagamento de remuneração referente ao décimo terceiro salário, esta não deverá ser somada à remuneração mensal para o enquadramento na tabela. Melhor dizendo, será aplicada a alíquota sobre estes valores, separadamente.


Conferindo estas informações, ficará mais fácil realizar o cálculo dos descontos em seu salário da maneira correta. Ainda no site será possível consultar a tabela INSS 2020 de anos anteriores, também é possível realizar está consulta através do telefone.

Tabela de Contribuição INSS Autônomo

O INSS Autônomo é uma maneira de contribuição realizada pelos trabalhadores brasileiros que atuam de maneira autônoma. E esta contribuição autônoma garantirá, junto a Previdência Social, o direito aos benefícios garantidos pelo órgão.

Porém para ser contribuinte do INSS autônomo, antes é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Trabalha por conta própria;
  • Não possuir vínculo empregatício por contrato ou carteira assinada.

Assim como a contribuição deve ser realizada através do site, ainda na plataforma online será possível consultar a Tabela para Contribuinte Individual e Facultativo. Basta consultar o endereço que disponibilizamos em um dos tópicos anteriores.


Contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social garante ao trabalhador o direito a receber alguns benefícios muito importante. Consultando a tabela de contribuição INSS 2020 será possível saber o quanto será descontado mensalmente de seu salário.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto acima, deixe o seu comentário e aguarde que responderemos assim que possível. Não deixe também de compartilhar este artigo com um conhecido próximo. Obrigado!

Deixe um comentário