Site do INSS 2020 – Extrato, Meu INSS, Cadastro, Tabela de Pagamento

O Site do INSS 2020 é um portal com todas as informações necessárias que garante a proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social.

O INSS não garante somente o benefício da aposentadoria dos contribuintes como muitos pensam, mas também garante aos cidadãos trabalhadores o auxilio-doença caso os mesmos precisem se afastar do serviço por motivos relacionados a saúde.

Se você deseja conhecer mais dos benefícios que o site do INSS 2020 oferece, continue com a gente que nas próximas linhas desse artigo iremos esclarecer absolutamente tudo que você precisa saber sobre esse serviço. Confira!

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia do Governo Federal e subordinado ao Ministério da Previdência Social, tendo a sua fundação 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350, substituindo o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS e o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS.

Site do INSS 2020

Compete ao INSS administrar as contribuições de previdência social dos trabalhadores brasileiros. O INSS é reconhecida, portanto, como uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira.

É dentro desse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a esse público que o Instituto Nacional de Seguro Social vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a otimização de resultados e de ferramentas que embasem e certifiquem o processo de atendimento ideal aos anseios dos cidadãos.

E para facilitar ainda mais a vida do cidadão trabalhador, o governo federal, através da Previdência Social, criou o Portal de Serviços da Previdência Social, intitulado de Meu INSS. E é por meio desse portal que o cidadão contribuinte poderá ter acesso a informações e consultas de diversos serviços do INSS.

Site do INSS 2020

Lançados há pouco tempo, os serviços do Meu INSS reúnem as principais informações sobre os benefícios que o INSS disponibiliza aos seus segurados. Antigamente os beneficiários não conseguiam executar muitos dos serviços do instituto, como tirar extratos de conta do INSS, valores e ver tabela de pagamentos, por exemplo.

Site do INSS 2020

Além de consultas, o cidadão contribuinte pode marcar atendimentos e realizar agendamentos pelo novo site. Se quiser saber sobre mais funcionalidade que o novo portal dispõe, veja logo abaixo o que ele tem de melhor.

O Acesso é extremamente fácil e prático! Basta apenas ter uma conexão de internet e acessar o site INSS. Para conseguir verificar as informações que necessita, é preciso realizar um cadastro. Por enquanto o acesso é realizado apenas pelo computador ou notebook. Ainda não há aplicativo para ser acessado pelo celular.

Conheça os benefícios do site do INSS:

  • Aposentadorias Urbanas;
  • Salário Maternidade;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Agendamentos/Requerimentos;
  • Histórico de Crédito de Benefício;
  • Carta Concessão;
  • Agende sua Perícia;
  • Resultado de Perícia;
  • Extrato de Empréstimo Consignado;
  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Consulta Declaração;
  • Consulta Declaração – Consta/ Nada Consta;
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29;
  • Encontre uma Agência;
  • DRSCI – Declaração para o contribuinte Individual;
  • Alterar Dados de Contato.

Cadastro Meu INSS

Para realizar o seu cadastro no site do INSS, é muito prático e simples! O cadastro é extremamente necessário para que o cidadão contribuinte obtenha todas as informações necessários sobre consultas e serviços oferecidos. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Site do INSS 2020

Passo 01: Acesse o site: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ e clique no desenho de um rosto que se encontra ao lado direito da página;


Passo 02: Para realizar o cadastro será necessário clicar em “cadastre-se” na parte de baixo da página que irá abrir;


Passo 03: Você terá que informar o nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e o estado. Após, clique em confirmar;


Passo 04: Será necessário ligar para o número 135. Durante a ligação a secretário eletrônica irá informar todos os passos para confirmar o código de acesso criado pelo site.


Passo 05: Pronto! Ao final desse procedimento o seu cadastro terá sido concluído com sucesso!


Extrato INSS

O Extrato INSS 2020 é um documento que corrobora a renda dos contribuintes, fornecendo informações detalhadas sobre os valores e as datas em que o benefício foi pago. Através da internet é possível obter o último extrato disponível. Já para consultar extratos anteriores, os beneficiários precisarão se dirigir até uma agência do INSS para solicitar a consulta.

O Extrato de pagamento do INSS é muito utilizado por beneficiários aposentados e pensionistas que necessitam realizar alguma retificação em seus impostos de renda. Ele é um serviço que possibilita ao cidadão solicitar ao INSS o documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, data e qual banco de pagamento do beneficio.

Se você precisa solicitar o extrato de pagamento de benefícios, há a opção de fazer a solicitação pela internet, sem precisar ir à unidade do INSS. Confira o passo a passo abaixo para a realização desse serviço que pode ser feita em duas formas:

Opção 1: Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS:

Etapa 01: Abra o seu navegador e acesse o Portal do Meu INSS.


Etapa 02: Selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS.

Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.


Etapa 03: Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.


Opção 2: Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS:

Etapa 01: Acesse o Portal do Meu INSS. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.


Etapa 02: Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado.


Etapa 03: Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.


Documentos originais necessários:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • Documentos pessoais do interessado com foto.

Tabela de Pagamento INSS

E quando se fala no INSS 2020, o pensamento que logo vem à mente da maioria dos beneficiários é a sua famosa Tabela. É importante lembrar que existem basicamente dois tipos: a de pagamentos dos benefícios e a de contribuição mensal.

Em nosso artigo iremos falar sobre a tabela de pagamentos. A Tabela INSS 2020 é atualizada pelo próprio Governo Federal. Ela consiste em um cronograma mensal com datas específicas para cada número final de cadastro em que cada cidadão contemplado poderá realizar o saque do seu beneficio. Além disso, a tabela é dividida em duas: uma para quem recebe até um salário mínimo e outra para quem recebe acima deste valor.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre Site do INSS  2020 não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar nas redes sociais, e caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarecê-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário