Certidão INSS 2020 – CND INSS, Certidão Negativa, Emitir, Consulta

O CND INSS é a sigla para Certidão Negativa de Débitos, um documento emitido pela Receita Federal que atesta a ausência de pendências de empresas e indivíduos.

[A certidão INSS 2020 é importante para comprovar o funcionamento adequado das instituições como também pagamentos dos impostos conforme determinação legislativa e recolhimento dos direitos trabalhistas dos funcionários.

Diferente das certidões positivas que apresentam algum tipo de restrição, uma certidão negativa aponta a ausência de qualquer restrição em aspectos civil, fiscal, trabalhistas, entre outros.

Nas próximas linhas deste artigo, nós vamos esclarecer melhor os principais detalhes que envolvem a CND INSS Receita Federal, que é um dos principais mecanismos de auxílio para os contribuintes. Confira!

Como emitir Certidão INSS 2020?

O processo para a emissão da CND INSS é muito simples. A Certidão deve ser emitida pelo contribuinte através da Secretaria do Estado como também diretamente pela Receita Federal.

Vale citar que a forma mais prática de emitir a certidão INSS é por meio da internet, acessando o site do INSS:

Certidão INSS 2020

Passo 01: Siga para o site http://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidao/cndconjuntainter/informanicertidao.asp?tipo=1.


Passo 02:  contribuinte deverá informar os números de seu CNPJ e o código de segurança.


Passo 03: Por fim, clique em “Consultar”.


Se possível, faça todo o procedimento através da internet, como orientado. Desta forma evita transtornos como filas.

CND INSS Consulta

A  consulta CND INSS é outro procedimento que o contribuinte pode fazer sem sair de casa, tudo pela internet. Para realizar a consulta, assim como na emissão da CND ou solicitando o agendamento do INSS, o cidadão vai precisar acessar o site oficial da Receita Federal e informar os dados solicitados.

Veja a seguir nosso passo a passo e entenda melhor o processo para realizar a consulta certidão INSS 2020.

Certidão INSS 2020

Passo 1: Acesse o site http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html;


Passo 2: Escolha entre o CEI (Cadastro Específico do INSS) ou o CNPJ;


Passo 3: Adicione o número do documento escolhido;


Passo 4: Para finalizar, clique em Consulta.


A Certidão negativa do Meu INSS é um documento fundamental para os contribuinte que recebem benefícios ou que realizam contribuições para a Previdência Social.

É importante informar que a CND só será emitido se ele estiver dentro do prazo de validade. A segunda via fora do período de validade não poderá ser emitida por meio online, sendo necessário que i cidadão se dirija a um posto físico.

Além dos serviços online citados (consulta, cálculo do INSS, segunda via e tabela contribuição), para que você não precise se deslocar mais de uma vez a uma unidade de atendimento da Receita Federal, o órgão oferece muitos serviços via internet, alguns deles são:

CND INSS Obras

Caso a obra não possua pendências cadastrais ou pendências de débitos, proprietário pessoa física ou jurídica de obras de construção civil pode solicitar a emissão do documento.

Se houver pendências, o INSS emitirá um relatório indicando as irregularidades. Logo a seguir, você confere a documentação necessária para a emissão da CND Obras, tanto para pessoa física quanto jurídica.

Pessoa jurídica:

  • Alvará de licença para construção ou Habite-se ou certidão da prefeitura municipal ou projeto aprovado ou, na hipótese de obra contratada com a Administração Pública, termo de recebimento da obra;
  • DISO transmitida pela Internet;
  • Outros documentos podem ser exigidos;
  • Para optantes do Simples Nacional, em meio papel: o formulário DISO, a planilha de prestadores de serviço, Declaração de existência de Contabilidade Regular, bem como cópia do Balanço Patrimonial do último exercício encerrado, exceto se possuir Escrituração Contábil Digital – ECD, Declaração de Opção da Sistemática de Recolhimento das Contribuições Previdenciárias;
  • Contrato de prestação de serviços em caso de obras regularizadas com utilização de mão de obra terceirizada;
  • Demonstrativo do montante parcelado, caso seja optante por parcelamento não consolidado (reabertura do REFIS, PRT, Pert, etc.).

Pessoa Física:

  • Alvará de licença para construção ou Habite-se ou certidão da prefeitura municipal ou projeto aprovado;
  • DISO transmitida pela Internet;
  • Demonstrativo do montante parcelado, caso seja optante por parcelamento não consolidado (reabertura do REFIS, PRT, Pert, etc.);
  • Outros documentos podem ser exigidos.

Com o cumprimento de todas as exigências, fica melhor conduzir a obra, a fim de que todos os processos sejam finalizados e o projeto saia do papel, sem qualquer dor de cabeça.


Esperamos que, com este artigo, você tenha compreendido melhor sobre o que é a Certidão INSS 2020 e não tenha restado nenhuma dúvida relacionada ao assunto. Porém, se ainda tiver algo a perguntar, deixe seu comentário ou ligue para o telefone INSS para que possamos responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário